Agência Minas Gerais | Governo de Minas publica nomeação de 67 profissionais para o Hospital Universitário da Unimontes

O Governo de Minas Gerais nomeou 67 servidores classificados em concurso público para o Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Norte de Minas.  Os atos de nomeação, assinados pelo governador Romeu Zema, foram publicados no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (13/3).

O objetivo das nomeações, efetivadas por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), é atender as demandas e melhorar a estrutura de funcionamento do Hospital Universitário Clemente de Faria, que realiza atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade presta assistência a uma população de cerca de 1,8 milhão de pessoas de todo o Norte de Minas, sendo referência em diversas áreas da saúde. O HU-Unimontes realiza cerca de 550 mil procedimentos médico-hospitalares por ano, com pronto-socorro 24 horas.

As vagas preenchidas se referem ao concurso público regido pelo Edital nº 001/2018, realizado em 2018. O prazo de vigência do concurso, que terminaria em janeiro de 2024, foi prorrogado até janeiro de 2026.

Foram nomeados pelo Governo do Estado para o quadro de pessoal do Hospital Universitário da Unimontes 33 analistas universitários da saúde, três analistas universitários e 31 técnicos universitários da saúde.

Quanto à distribuição de cargos, serão 25 enfermeiros, 31 técnicos de enfermagem, quatro fisioterapeutas, um farmacêutico, um assistente social, dois bioquímicos, dois contadores e um engenheiro civil.

Melhoria no atendimento

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, já havia antecipado as nomeações em uma visita à Unimontes no final de fevereiro. “Temos a expectativa de melhorar o atendimento feito aqui, dando mais tranquilidade tanto para a equipe quanto para os pacientes. É uma melhora considerável da condição de atendimento das equipes de saúde, aumentando também a nossa capacidade de atendimento”, avaliou Professor Mateus na ocasião.

As nomeações para preencher as vagas nos cargos de analista universitário da saúde e de técnico universitário da saúde foram viabilizadas após articulação da gestão Unimontes com a Seplag-MG.

O reitor da universidade, Wagner de Paulo Santiago, destaca a importância da chegada dos novos profissionais para melhoria da qualidade da assistência à saúde da população de Montes Claro e região.

“As nomeações dos servidores técnico-administrativos para o Hospital Universitário demonstram o compromisso e atenção do Governo de Minas com a Unimontes e com a ampliação e melhoria do atendimento oferecido à saúde da população de todo o Norte de Minas. Com as nomeações, se dará início à recomposição da estrutura do quadro de pessoal do nosso hospital, que poderá ampliar os seus serviços e prestar uma assistência à saúde de melhor qualidade e mais humanizada”, assegura Santiago.

Hospital Clemente de Faria

O hospital universitário oferece assistência exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a toda a população da região Norte de Minas Gerais, e recebendo também pacientes do sul do estado da Bahia. São 157 leitos para assistência 100% gratuita.

O HU-Unimontes conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica, UTI adulto e um Pronto Socorro 24 horas.

A unidade tem um Centro de Ensino Multiprofissional com infraestrutura necessária para o atendimento aos alunos de graduação da área da saúde e dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, além do desenvolvimento das atividades das residências médicas e cursos de pós-graduação lato sensu.

Além disso, o hospital é referência no atendimento às gestantes de alto risco, vítimas de violência sexual e intrafamiliar, pessoas com transtornos mentais, clínica médica, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), cirurgia geral, tuberculose, otorrinolaringologia (corpos estranhos em ouvido, nariz e orofaringe), ginecologia e obstetrícia, tuberculose, leishmaniose visceral e cutânea, tratamento clinico em infectologia e pediatria, além da aplicação de soro para vítimas de mordeduras de cães, gatos e acidentes causados por animais peçonhentos.

Integram o Hospital Universitário Clemente de Faria o Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan) e o Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira (Crasi).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *