UNIVERSOFNAC – site de Futebol Amador e Profissional

NOTÍCIAS GERAIS, PROGNÓSTICOS, PALPITES E ONDE ASSISTIR OS PRINCIPAIS JOGOS DE FUTEBOL

Notícias

Agência Minas Gerais | Seplag celebra encerramento do Maio Amarelo reforçando importância da educação no trânsito

Para celebrar o encerramento do Maio Amarelo em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), realizou, nesta segunda-feira (27/5), uma cerimônia na Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belo Horizonte, com a presença dos órgãos da Segurança Pública, de parceiros ligados ao trânsito, da sociedade civil e de estudantes

O tema do Movimento Maio Amarelo no Brasil em 2024 foi “Paz no trânsito começa por você”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Muitas iniciativas foram realizadas pelo Governo de Minas durante todo o mês de conscientização, como blitzes educativas, panfletagens, palestras corporativas e em escolas, teatro de fantoches para crianças, atividades recreativas com foco na reflexão de motoristas, pedestres, passageiros e ciclistas. O objetivo é construir um ambiente viário mais humano e responsável.

“Temos o intuito de melhorar o serviço de trânsito para a população, mas não existe serviço bom sem segurança no trânsito. Para essa mudança, é fundamental a atuação conjunta entre os órgãos e instituições voltadas para a conscientização no trânsito. Com a parceria com a Educação, buscamos trabalhar essa temática junto aos nossos jovens e estudantes. Assim, vamos ter uma sociedade com mais conscientização e uma Minas Gerais com um trânsito cada vez mais seguro”, afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão Luísa Barreto.

Concurso de redação

A cerimônia de encerramento do Maio Amarelo premiou os vencedores do primeiro concurso de redação promovido pela CET-MG, com o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”. O concurso buscou estimular o desenvolvimento da escrita e mostrar como a conscientização do trânsito é importante para a construção de valores e conceitos de cidadania.

Foram premiados os estudantes do Ensino Fundamental do 6º ao 7º ano, Jeferson Douglas Sousa Matos, da Escola Estadual Cornélia Regina, do município de Serra do Salitre, e Emilly Cristina Corrêa dos Santos, da Escola Estadual Afonso Corrêa, do município de Lagamar, e Anielly Soares Dias, da Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos, do município de Timóteo.

Já os vencedores do concurso de redação Maio Amarelo do 8° ao 9° ano foram Maria Fernanda Costa Brasil, da Escola Estadual São João do Vacaria, do município de Virgem da Lapa, Hemilly Victoria da Silva Macedo, da Escola Estadual Angelino Pavan, do município de Uberlândia, e Thaila Barreto Alves Silva, da Escola Estadual Manoel Gonçalves Boaventura, do município de Arapuá.

Para o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, as ações para garantir um trânsito próspero e seguro devem ser permanentes. “Demos todo o apoio durante os eventos do Maio Amarelo em nosso Estado. Nossos parceiros não mediram esforços para preservar a vida da população no trânsito. Estamos caminhando com avanços e progressos, mas também é necessário conscientizar a população, é preciso entender a consequência da nossa ação no trânsito”, destacou Lucas Vilas Boas.

A secretária-adjunta de Estado da Educação, Geniana Guimarães Faria, reforçou que o Maio Amarelo 2024 iniciou uma ação contínua. “Precisamos trabalhar as competências socioemocionais de nossos estudantes e profissionais, o que vai ao encontro do que já vem sendo trabalhado no currículo das escolas de Minas Gerais. Nossos estudantes precisam entender os cuidados e a empatia que favorecem um trânsito mais seguro e mais saudável. Em 2025, vamos ter essa temática cada vez mais viva em nosso espaço escola”, disse.

Iniciativas

Neste ano, a CET-MG atuou no Maio Amarelo em parceria com diversos órgãos e entidades: Secretarias de Estado de Educação, de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, Polícia Civil de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, Guardas Civis Municipais de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, Sistema Socioeducativo de Minas Gerais, Feluma, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Observatório Nacional de Segurança Viária, BHTrans, Sest Senat, Abramet, Actrans-MG, Aki é bike e Motoclube Águia de Cristo.

Algumas das ações realizadas foram blitzes educativas, passeio ciclístico e motociata, encenação de resgate e óculos simulador de embriaguez, circuito para demonstração de pilotagem segura, palestras em escolas, em áreas de exame de direção e em empresas especializadas.

Movimento Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma parceria entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. O mês se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas no trânsito quando, em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Na ocasião, governos de todo o mundo se comprometem a adotar medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano.

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção e a sinalização de advertência no trânsito. O objetivo é chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos resultados dos acidentes de trânsito, para, assim, mudar atitudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *